Logos_CP_-_abril_2025.jpg

ACD “Partilhas: Experiências e Práticas em Aprendizagens Ativas”

25. 06. 05
Acessos: 345

Partilhar é multiplicar

ACD – Partilhas: Experiências e Práticas em Aprendizagens Ativas

No dia 29 de maio, decorreu a Ação de Curta Duração “Partilhas: Experiências e Práticas em Aprendizagens Ativas”, dinamizada pelo CFAE Sousa Nascente em articulação com o Agrupamento de Escolas de Lousada (escola anfitriã) e o Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos (escola convidada).

A sessão teve início com as palavras de agradecimento, incentivo e contextualização da ACD, dos representantes do CFAE Sousa Nascente, os docentes Ivo Rodrigo (em representação do Diretor do CFAE, Sérgio Fernandes) e Rosa Fernandes (Embaixadora Digital).

As escolas envolvidas foram apresentadas pelos respetivos Diretores, professor Filipe Silva (AE de Lousada) e professora Anabela Brochado (AE Dr. Machado de Matos), que enfatizaram as boas e colaborativas práticas pedagógicas, merecedoras de serem partilhadas nas escolas e com outros agrupamentos, entre elas as que permitem uma aprendizagem mais ativa, em que o aluno é o “construtor” do seu próprio conhecimento e o professor continua a ser o orientador indispensável para um equilíbrio entre o mundo digital e a inteligência emocional, no contacto com os inúmeros recursos digitais, auxiliadores de um processo educativo mais prático, envolvente e efetivo. Apesar de alguns constrangimentos e desafios que se colocam nesta era de aprendizagem com o digital, ambos concordaram com a importância destes momentos de partilha de práticas pedagógicas mais dinâmicas e interdisciplinares.

As docentes Ana Cristina Borges (grupo 420) e Carla Faria (grupo 500), da escola convidada, assim como os docentes Corália Barriga (grupo 300), Emília Ferreira (grupo 300), Maria Arminda Moreira (grupo 500) e Armando Sousa (grupo 350), com o apoio da docente Odete Magalhães (grupo 350), da escola anfitriã, apresentaram excelentes exemplos diversificados de aprendizagem ativa, em que o centro de todo o processo é o aluno, que vai construindo o seu próprio caminho educativo de forma mais lúdica, apelativa, interessada, empenhada, autónoma e responsável.

Para terminar, em forma de reconhecimento e agradecimento a todos os participantes, deixo a seguinte ideia: partilhar é multiplicar. Multiplicamos conhecimentos, confiança, inovação e, acima de tudo, multiplicamos oportunidades de aprendizagens para os nossos alunos!

Obrigada a todos e parabéns pelas partilhas!

Ana Gören (Coordenadora do Projeto-Piloto Manuais Digitais)