Escola Secundária de Lousada
Projeto “Dia Mundial da Poesia em diálogo com Cidadania”
O espetáculo, desenvolvido pelo 3º ano consecutivo no âmbito do Projeto “Dia Mundial da Poesia em diálogo com Cidadania”, foi apresentado no dia 21 de março, no auditório da nossa Escola, à comunidade escolar, sendo uma homenagem aos poetas, à Poesia, à Arte, materializado no diálogo expressivo e emotivo com o Belo que há na arte poética, na música, na dramatização, na dança, nas artes plásticas.
Os objetivos gerais do Projeto visam celebrar o Dia Mundial da Poesia e desenvolver, em consciência, o exercício de uma Cidadania responsável e ativa para o bem-estar da comunidade escolar e social.
Os objetivos específicos são, entre outros, fomentar o gosto pela arte poética, pela literatura e pelas artes em geral; sensibilizar para a importância da arte na nossa vida quotidiana e o seu impacto profundo na maneira como nos expressamos e interagimos com os outros, cultivando uma mente mais saudável, um coração mais compassivo e uma visão mais ampla do mundo ao nosso redor; educar para o exercício de uma Cidadania mais responsável, mais inteligente, mais humana, e que, nesta 3ª edição, reforçou o valor dos afetos, da empatia, da tolerância, da aceitação da diferença, apelou à coragem para enfrentar medos, para denunciar comportamentos abusivos, enfatizou a força do autoconhecimento e da autoestima, como sendo fundamentais para ajudar a proteger a saúde mental e desenvolver a inteligência emocional.
Esta atividade não só incentiva os alunos, em particular, a enfrentar com dignidade plateias, estimulando estas mesmas a serem movidas por atitudes de exemplaridade, como também revela a riqueza do trabalho colaborativo, já que envolveu a participação de, aproximadamente, 30 alunos dos ensinos básico e secundário (cursos gerais e profissionais) de 15 turmas (9ºA, 9ºB, 9ºF,10ºK, 10ºMM, 11ºB, 11ºG, 11ºMM, 12ºC, 12ºE, 12ºG, 12ºI, 12ºA, 12ºF, 12ºH e 12ºMM), e de professores (de Português, Alzira Silva, António José Pereira e Emília Martins, de Desenho A, Luís Melo, de História, Alice Carneiro, e de Informática, João Paulo Bento). Estes participaram na declamação de poemas, na colaboração com trabalhos artísticos, no apoio técnico, entre outros. Este projeto inclusivo, trabalhou com outros projetos implementados na Escola (Arte&Manha, Histórias em Linha Vertical e Histórias de Vida).
Assistiram ao espetáculo 24 turmas da Escola, os alunos do Ensino Especial, pais e convidados, entre eles, os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Lousada que participaram também no espetáculo.
No dia 9 de maio, apresentamos, mais uma vez, numa edição especial, o espetáculo aos pais, encarregados de educação, familiares e amigos, num “Serão poético” cheio de emotividade.
Parabéns a todos os participantes pelo exemplo admirável de cooperação, empenho e motivação – pelo exercício de uma cidadania mais responsável, mais humana.