Logos_CP_-_abril_2025.jpg

visita de estudo

23. 10. 16
Acessos: 904
No passado dia 11 de outubro a turma do 12°ADS realizou uma visita de estudo a Viana do Castelo para conhecer duas instituições com o intuito de alargar horizontes profissionais. 
Conheceram o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), mais precisamente a Escola Superior de Saúde onde é ministrado o CTeSP - Termalismo e Bem Estar. Visitaram as instalações tais como salas de aulas teóricas, auditório, biblioteca e salas de aulas práticas, percebendo que esta  instituição pública oferece excelentes condições  para prosseguir estudos no IPVC. Foi feita uma apresentação do curso CTeSP Termalismo e bem estar, com saída profissional para SPAs e Termas, bem como do futuro CTeSP de Fisioterapia a abrir brevemente. Os alunos perceberam, por exemplo, que para trabalhar nestas áreas necessitam de dominar a língua inglesa, entre outras, pois é uma competência importante para trabalhar no sector do turismo/hotéis. Viram ainda exemplos de empreendedorismo, com pequenas empresas criadas por alunos do CTeSP que oferecem serviços de massagens a médias se grandes empresas da região do minho, com quem fazem parcerias permanentes. Foi ainda possível percebe a forma interna de transferência para licenciaturas da área da saúde, como por exemplo, Enfermagem. Houve uma breve referência aos incentivos económicos, bolsas, que a ESS oferece a alguns estudantes. 
Os nossos alunos foram muito bem recebidos pela ESS, tendo sido presenteados com uma sessão de massagens, dada pelos alunos do curso CTeSP, que em muito agarrou os envolvidos. Todos os alunos  receberam ainda uma mochila do IPVC. 
Após o almoço a turma visitou o Navio Hospital Gil Eannes, que pertence à Fundação com o mesmo nome, cuja visita guiada deu a conhecer a utilidade deste navio para prestar serviços de saúde em alto mar. Foram visitadas as zonas das máquinas, de comando, de convívio e de dormir, cozinha, lavandarias e camarotes percebendo como é a vida destes profissionais de saúde, que optam por uma carreira diferente, ligada à Marinha Portuguesa. Os alunos visitaram também a ala hospitalar, a sala de operações, a sala de desinfecção e de recobro, etc., dos homens que se dedicavam à pesca do bacalhau em campanhas de 6 meses no Ártico/Canadá. As duras condições de trabalho, o frio, a dieta alimentar pobre e limitada bem como a exposição ao sal e sol, faziam com que esta população tivesse doenças próprias que acelerava o envelhecimento humano. Para tal o navio chegou a ter três médicos e alguns enfermeiros, permanentemente a bordo para dar resposta ao problema de saúde e salubridade!
Foi um dia cheio de sol e de boas informações que aliciaram os nossos alunos a tirar um curso superior como forma de valorização pessoal para o mercado de trabalho competitivo que os espera, aumentando as condições e hipóteses das saídas profissionais. 
Os alunos mostraram-se entusiasmados e curiosos com as visitas, colocando em cima da mesa a hipótese de tirar um curso superior. 
Os mais gulosos não perderam a oportunidade de comer a famosa bola de Berlim do Natário, riqueza gastronómica e cultural da região, gozando da fantástica paisagem entre o Atlântico, o rio Lima e o monte de Sta Luzia.