A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), que agrega os municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende, implementa desde 2018, o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa (PIICIE do Tâmega e Sousa), financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020), através do Fundo Social Europeu.
Envolve uma comunidade de cerca de 50 mil alunos num total de 38 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas e escolas profissionais do Tâmega e Sousa. Este projeto, com atividades municipais e intermunicipais, promove o desenvolvimento pessoal, conjuga atividades das áreas das artes, desporto, ciências e da tecnologia, promove a educação parental, o acompanhamento e orientação vocacional, iniciativas de promoção do empreendedorismo jovem e de aquisição de competências académicas e sociais que os prepare para a vida profissional e em sociedade.
Neste contexto, está a ser alavancada a iniciativa Tâmega e Sousa Educa Talks 2022, com o objetivo claro de partilhar e divulgar conhecimento na área da educação aos diversos interessados a nível nacional e na região do Tâmega e Sousa, contribuindo desta forma para uma melhor preparação, planeamento e escolhas dos alunos num futuro diferenciado que se aproxima.
Como tal, nos dias 20 e 27 de junho de 2022, entre as 21h00 e as 22h00, irão realizar-se a duas sessões em regime online, gratuitas, cujo mote será ENSINO PROFISSINAL: ALTERNATIVA OU PRIORIDADE?, com o objetivo claro de dar a conhecer as mais-valias do ensino profissional, assim como as plataformas existentes ao nível da oferta de cursos profissionais e de que forma poderão os diversos interessados utilizar as mesmas para melhor selecionar os referidos cursos profissionais.
Nesse sentido, vimos por este meio partilhar com V. Exa. a iniciativa, convidando-o (a) a participar caso seja do seu interesse, seguindo o respetivo banner da iniciativa que se encontra em anexo, para que possam partilhar, promover e divulgar no vosso site e respetivas redes sociais, assim como, junto dos diversos interessados (Docentes, Psicólogos, alunos, Associação de pais, entre outros), subscrevo-me com os melhores cumprimentos.










