Resultados Bebras – Castor Informático

20. 07. 06
Acessos: 288

O "Bebras - Castor Informático" é uma iniciativa internacional destinada a promover a Informática (Ciência de Computadores) e o pensamento computacional. Foi desenhado para motivar alunos de todo o mundo e de todas as idades mesmo que não tenham experiência prévia.
Bebras significa castor em lituano. A comunidade internacional adotou esse nome, porque os castores buscam a perfeição no seu dia-a-dia e são conhecidos por serem muito trabalhadores e inteligentes.
O pensamento computacional é um conjunto de técnicas de resolução de problemas que envolve a maneira de expressar um problema e a sua solução de maneira a que um agente de informação (por exemplo um computador) a possa executar. Envolve vários níveis de abstração e capacidades mentais que são necessárias para desenhar programas e aplicações, explicar e interpretar um mundo como um sistema complexo de processos de informação.
O desafio do Bebras promove a capacidade de partir um problema complexo em problemas mais simples, o desenho de algoritmos, o reconhecimento de padrões ou a capacidade de generalizar e abstrair.
O Bebras - Castor Informático é organizado em Portugal pelo Departamento de Ciência de Computadores (DCC/FCUP) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), que é o ponto de contacto português junto da organização internacional.
Parabéns a todos os Castores que participaram neste desafio!!


Professores: Deolinda Barbosa; Gonçalo Teixeira; Isabel Santos